menteflutuante

Redes Sociais, um novo jeito de se comunicar

Posted on: agosto 20, 2010

Desde 1990, temos observado uma grande mudança comportamental na sociedade mundial e o principal fator é a internet.

Bem, me sinto honrada, pois nasci justamente quando tudo começou e tenho acompanhado essa evolução tecnológica.

Podemos dizer que as redes sociais foram às ferramentas que deram um “Boom” na internet, elas conseguiram transformar o comportamento de muitas pessoas, principalmente da famosa “Geração Y” (tema a ser comentado em um próximo post), uma geração disposta, que faz muitas atividades simultaneamente é exigente e participativa.

Com as redes sociais as pessoas se tornaram mais atuantes e livres, pois descobriram um espaço para dar opiniões e falar de suas vidas livremente.

Orkut, Blog, Twitter, Facebook, MSN, Flickr, Myspace, Delicius, Youtube… são as redes sociais de massa, no qual todos estão, falam, conhecem e participam.  Mas podemos ir mais além, hoje estamos vivendo um mercado segmentado com produtos personalizados e as redes sociais não ficariam fora dessa.  Já temos o SKOOB, específico para pessoas que gostam de leitura; o Beautifulpeople no qual apenas pessoas bonitas são aceitas para participar da rede e os feios são excluídos… Opções é o que não falta, temos redes sociais para todos os tipos de pessoas.

Essas novas redes permitiram um novo jeito de se comunicar, pessoas conversam simultaneamente sobre diversos assuntos, trocam ideias, expõem gostos e opiniões, divulgam e geram o seu próprio conteúdo.

Antigamente, éramos apenas receptores, recebíamos a informação e o máximo que podíamos fazer era divulgar de boca em boca. Hoje é permitida uma “viralização”, podemos gerar nossa própria informação e divulgar todas as outras nas mais variadas ferramentas.

Na verdade, sempre nos comunicamos. Desde o tempo das cavernas os homens já utilizam a pintura rupestre como uma forma de expressão para comunicar-se com os outros, com o tempo ainda tivemos comunicação por fumaça, pombo-correio, carta, telégrafo… Enfim, nos comunicamos sempre, mas de formas diferentes, é uma questão de adaptação.

Anúncios

2 Respostas to "Redes Sociais, um novo jeito de se comunicar"

[…] Redes Sociais, um novo jeito de se comunicar agosto, 2010 1 comentário 5 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: