menteflutuante

Sociedade dos Poetas Mortos

Posted on: dezembro 28, 2009

Aproveite o Dia, mas tenha a virtude da Prudência

O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” é uma verdadeira obra que mostra o conceito de “Carpe Diem” ou “Aproveite o dia”. O filme passa-se em uma escola ortodoxa no qual estudam apenas garotos.

O interessante do filme é que ele nos faz refletir sobre o pensamento jovem. O jovem é tratado como alguém que ainda não tem capacidade de pensar mais a fundo sobre as coisas. Os adolescentes hoje, são “treinados” para receberem informações e armazaná-las em forma de “decoreba” sem que ao menos possam pensar mais sobre aquilo que foi informado.

No filme, os jovens que estão sendo preparados para a vida adulta se deparam com um professor que foge dos padrões regidos pela escola.  Ele mostra a importância da poesia como essencia para a valorização da vida e através dessa identificação com a literatura ligar-se com o Carpe diem, mas aproveitá-la de maneira prudente. O professor também mostra aos jovens como é importante ver além  e não se limitar aquilo que lhe é fornecido, porque é importante desenvolver um raciocínio, para não se tornar mais um na sociedade.

No lado dos alunos também podemos perceber o quanto os jovens sentem vontade de se expressar, mas são impossibilitados, porque há um bloqueio adulto, tanto dos pais, quanto das autoridades próximas desses adolescentes.

Descobrir o mundo, amar pela primeira vez, sentir-se útil para algo e a vontade de correr riscos são o que rege os jovens que “ressuscitam” a Sociedade dos Poetas Mortos. A poesia e o raciocínio estão morrendo e  recuperar essa essencia é motivo de punição, já que: Pensar é lutar. Lutar é lutar contra o poder e o poder jamais quer ser derrubado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: