menteflutuante

Capitães da Areia

Posted on: julho 27, 2009

 

capi2

Capitães da Areia é um livro escrito por Jorge Amado e narra a história de garotos de rua. Jovens entre 8 e 16 anos não vivem como crianças, mas como homens, pois desde sempre conheceram as malandragens da vida adulta, mas nunca o prazer de uma infância.

Capitães da Areia é o nome dado para o grupo de garotos, considerados marginais por toda a população baiana. Eles são temidos. O nome “Capitães de Areia”, mostra o poder que estes pequenos garotos tinham sobre a cidade.

A história foi lançada na década de 30, mas seu enredo é tão presente que não se confunde com a realidade de hoje, por isso , há fácil identificação com a leitura. Meninos de rua, sem pai e sem mãe tomam conta de si mesmo. Não há quem os proteja e, essa falta de família e os olhos vendados da sociedade, plantam uma semente de ódio em cada um.

O interessante do Capitães de Areia é a união e lealdade do grupo. Eles são como irmãos, uns cuidam dos outros e quem os trair não pode permanecer entre eles. Está é uma questão importante, por mais que eles fossem revoltados, roubam apenas para sobreviver e não por que tinham vocação para isso (apesar de serem bons no que faziam), mas o que todos queriam era o amor de verdade que uma mãe pudesse lhes dar, e isto foi possível com a chegada de Dora, a garota que mostrou para os Capitães o que era o afeto.

Ao ler o livro, em nenhum  momento consegui indentificá-los como marginais, mas é possível notar o quanto a sociedade influência na vida desses garotos. Todos tinham uma vocação: Pintor, Padre, Músico, Empresário… o que falta para esses garotos são oportunidades, a começar na oportunidade de ter um pai e uma mãe dignos de um dar uma boa educação.

Não falo isso apenas dos Capitães de Areia, mas também dos “Generais Urbanos”, “Ditadores do Medo”… qualquer ser que pratique o mal, mas que no fundo sempre deseja o bem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: